22.4 C
Distrito Federal
sábado, 23 janeiro, 2021 - 11:07 AM

Eixo Monumental ganha nova faixa exclusiva

Coletivos vão circular em pista prioritária, na direita, todos os dias. Táxis, vans e veículos escolares também terão esse direito

A faixa exclusiva para ônibus, vans e veículos escolares começou a funcionar nesta quarta-feira (2), nas vias S1 e N1 do Eixo Monumental, nos dois sentidos. A nova faixa funcionará todos os dias, 24 horas.

O objetivo é dar mais rapidez aos ônibus que enfrentam problemas de redução de velocidade principalmente em horários de pico. No trecho em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), na via S1, e na altura do Teatro Nacional, na Via N1, os ônibus realizam mais de duas mil viagens diárias, transportando uma média de 160 mil passageiros por dia.

“Esse projeto tem como objetivo priorizar o transporte público e agilizar a vida dos passageiros, reservando faixa prioritária só para os coletivos”, esclarece o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

A medida foi projetada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

Fiscalização

O Detran-DF promoverá a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização ao longo da via para monitorar o uso indevido da faixa exclusiva, aplicando aos infratores as sanções legais pertinentes.

Inicialmente, haverá um processo de adaptação para os veículos e o órgão iniciará a autuação pela irregularidade de transitar na faixa exclusiva daqui a 30 dias.

Funcionamento

A faixa exclusiva para os ônibus é a da direita, no sentido do fluxo. Os táxis e veículos escolares, devidamente identificados, podem utilizar a faixa exclusiva. As faixas à esquerda, nos dois sentidos, destinam-se aos demais veículos.

A conversão à direita para os retornos é permitida apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração sinalizada horizontalmente.

O DF já conta com 135,2 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, que funcionam na EPTG, EPNB, W3 Sul e Norte e Setor Policial.

*Com informações da Semob

Continue Lendo

Redes Sociais

21,398FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -