A Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) retoma as atividades em 2025, com uma programação especial para visitar escolas de todo o Distrito Federal. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, a campanha Volta às Aulas pretende atender mais de 2 mil alunos da rede pública e privada do DF.
A primeira escola a ser contemplada será o Educandário Eurípedes Barsanulfo, em Sobradinho, que atende 682 alunos, do berçário ao ensino fundamental. A visita dos agentes do DER-DF é aguardada com entusiasmo.
![](http://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/TRANSITOLANDIA-NAS-ESCOLAS4.jpeg)
Por meio de atividades práticas e simuladores, os alunos vivenciam, de forma lúdica e educativa, as regras de convivência no trânsito | Foto: Divulgação/DER-DF
“Os alunos ficam muito felizes com a visita. A apresentação com teatro, cores e imagens faz toda a diferença para reforçar o aprendizado. As crianças ficam animadas e sempre querem participar”, destaca Thayane Saniara, coordenadora do Educandário.
Para Afonso Dutra, gerente da Escola Vivencial de Trânsito, esta campanha é um projeto de grande relevância. “Promovemos ações educativas diretamente nas instituições de ensino, abarcando alunos, professores, colaboradores e também os pais. O objetivo primordial é fomentar a conscientização sobre segurança no trânsito desde a base da sociedade”. Segundo Dutra, o objetivo é visitar oito escolas distintas ao longo deste mês, assistindo assim 2.640 estudantes.
Afonso Dutra: “O objetivo primordial é fomentar a conscientização sobre segurança no trânsito desde a base da sociedade”
Transitolândia
A missão principal da Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) é promover a educação para o trânsito desde a infância, formando cidadãos mais conscientes e preparados para agir de maneira mais segura e responsável no trânsito. Além do projeto Volta às Aulas, a Transitolândia conta com um espaço próprio, localizado em Sobradinho, que recebe diariamente crianças e adolescentes de diversas regiões do DF.
Por meio de atividades práticas e simuladores, os alunos vivenciam, de forma lúdica e educativa, as regras de convivência no trânsito. A proposta é que aprendam sobre sinalização, segurança viária e boas práticas como pedestres, ciclistas e motoristas, além de valores como respeito e responsabilidade.
O espaço conta com uma pista de trânsito em miniatura, semáforos, faixas de pedestres, placas de sinalização e até veículos adaptados para que os alunos experimentem a sensação de dirigir de maneira controlada e supervisionada. A equipe de educadores do DER-DF também conduz atividades simulando situações reais, como atravessar a rua corretamente, o uso do cinto de segurança, a importância da faixa de pedestre e como se comportar em diferentes contextos no trânsito.
*Com informações do DER-DF
Fonte: Agência Brasília