Vacinação em massa: mais de 100 pontos no DF participam do Dia D neste sábado
Compartilhar
Ação foca na proteção de crianças e adolescentes, mas toda a família poderá atualizar a caderneta vacinal
O Distrito Federal se prepara para uma grande mobilização em prol da saúde. Neste sábado (18), mais de 100 locais de atendimento, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), centros comerciais e espaços públicos, estarão abertos para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação tem como público prioritário crianças e adolescentes de até 15 anos, mas também permitirá que adultos atualizem o cartão de vacinas.
A abertura oficial da mobilização será às 10h, na sede da Administração Regional do Riacho Fundo II, com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.
Além dos imunizantes de rotina, estarão disponíveis vacinas contra sarampo, HPV, influenza e covid-19 — estas últimas destinadas aos grupos prioritários. “A gente espera que a população possa aderir à campanha e procurar um dos pontos disponíveis para atualização do Cartão de Vacinas”, reforça Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF.
Segundo a gestora, embora a estratégia de vacinação siga durante todo o mês de outubro, o Dia D representa uma oportunidade especial de proteção coletiva. “Crianças e adolescentes são os públicos mais suscetíveis às doenças, mas este Dia D é uma oportunidade de proteção para toda a família”, destacou.
Sarampo e HPV: atenção redobrada
A ação busca intensificar a imunização contra o sarampo, doença altamente contagiosa que tem registrado aumento de casos no país. Todas as pessoas de 12 meses a 59 anos devem ter a situação vacinal avaliada.
Outro destaque é a ampliação temporária da faixa etária para vacinação contra o HPV: jovens de 15 a 19 anos poderão receber o imunizante até o final deste ano. O público-alvo habitual é de 9 a 14 anos. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus, associado a diversos tipos de câncer.