Vice governador Daniel Vilela inaugura escola reconstruída em Goiânia e reforça compromisso com educação de qualidade

Published On: 09/08/2025 21:08

Compartilhar

Estado investiu R$ 4,6 milhões na nova estrutura do Colégio Estadual Professor Vitor José de Araújo, que substituiu prédio de placas pré-moldadas

O vice-governador Daniel Vilela abriu o segundo semestre letivo da rede pública goiana nesta segunda-feira (4/8) com a entrega oficial do Colégio Estadual Professor Vitor José de Araújo, no Jardim Curitiba, em Goiânia. A antiga estrutura, feita de placas pré-moldadas, foi totalmente demolida e substituída por um novo conjunto arquitetônico, resultado de um investimento de R$ 4,6 milhões do Governo de Goiás.

“É mais uma escola que entregamos para a melhor rede de educação pública do Brasil”, afirmou Vilela, destacando a liderança de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele frisou que a transformação vai muito além da infraestrutura: “Essa escola representa um caminho bem-sucedido para milhares de crianças e jovens. Preparar o futuro é garantir educação de qualidade desde o início”.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, reforçou que a determinação do governador Ronaldo Caiado é oferecer um padrão único de excelência a todas as unidades de ensino, independentemente do tamanho ou localização. O Colégio Vitor José de Araújo integra o grupo de 108 escolas de placa que estão sendo reconstruídas no estado.

A nova unidade conta com salas de aula, biblioteca, laboratórios, bloco administrativo, sanitários, vestiários, pátio coberto com cozinha e quadra poliesportiva, além de acessibilidade e sistemas de segurança. Atualmente, 533 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio estão matriculados.

Histórias de gerações reforçam o significado da obra. A diretora Iris Dantas, há 30 anos na escola, comemorou o fim das limitações da antiga estrutura. Já o vigilante Lourival Francisco, ex-aluno e pai de um estudante do 9º ano, disse estar “admirado” com o resultado: “Parece coisa de cinema, muito bom, excelente”.

Além da infraestrutura, os alunos recebem do Estado uniformes completos, material escolar, Chromebooks, Bolsa Estudo e incentivo ao inglês por meio do projeto Go English, apadrinhado por Daniel Vilela. “Essas ações reduzem desigualdades, combatem a evasão escolar e melhoram a aprendizagem”, afirmou a estudante Karita Gonçalves.

O segundo semestre letivo começou para 464 mil alunos da rede estadual, que terão 95 dias de atividades até o fim do ano, totalizando 201 dias letivos em 2025.

Faça um comentário