21.6 C
Distrito Federal
terça-feira, 22 junho, 2021 - 22:45 PM

Novas práticas organizacionais são apresentadas em reunião do Conselho de Governança

Primeiro encontro ocorreu nesta sexta-feira (26), no salão nobre do Palácio do Buriti

Foi publicado no Diário Oficial o decreto nº 39.786 de 25/04/2018 que designa os membros do Conselho de Governança Pública do Distrito Federal (CGov/DF). O Conselho tem como finalidade assessorar o Governador na condução da Política de Governança Pública e Compliance da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal. A primeira reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) no salão nobre do Palácio do Buriti.

Coordenado pelo Secretário-Chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, o CGov também tem como membros o Secretário da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente; O Controlador-Geral do DF, Aldemário Araújo; Secretário de Saúde, Osnei Okumoto; Secretário de Educação, Rafael Parente e o Secretário de Segurança Pública. Anderson Gustavo Torres. Já o apoio técnico e administrativo do Conselho está à cargo da Secretaria Executiva de Governança e Compliance da Casa Civil, sob a gestão da Secretária-Executiva Cristiane Nardes.

Durante a reunião, foram tratados temas como a aprovação do regimento interno, avaliação dos primeiros 4 meses de governo e a deliberação sobre a disponibilização de dados internos do Governo para estudos da Codeplan.

Segundo o Chefe da Casa Civil, Eumar Novacki: “O CGov tem o papel de estabelecer as ações estratégicas e coordenar os esforços do Estado para o melhor atendimento ao cidadão, baseados nos mecanismos de governança, que são a liderança, estratégia e controle”, enfatiza Novacki.

Entre as principais atribuições do órgão estão propor medidas, mecanismos e práticas organizacionais para o atendimento aos princípios e às diretrizes de governança pública; aprovar manuais e guias já nesses mecanismos; aprovar recomendações aos comitês internos das Pastas para garantir a coerência e aprimorar a coordenação de programas e da Política de Governança Pública e Compliance e incentivar e monitorar a aplicação das melhores práticas de governança no âmbito do Poder Executivo do Distrito Federal.

Também compete ao Conselho contribuir na formulação de diretrizes para ações, no âmbito dos órgãos e das entidades do Poder Executivo do Distrito Federal, sobre: transparência, governo aberto e acesso à informação pública; integridade e responsabilidade corporativa; prevenção e enfrentamento da corrupção; estímulo ao controle social no acompanhamento da aplicação de recursos públicos e orientação e comunicação quanto aos temas relacionados às suas atividades.

PATRÍCIA CASTELO BRANCO, DA ASCOM DA CASA CIVIL

Continue Lendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

22,042FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -