Entre os 10 maiores do país, Carnaval do DF terá transporte público de graça e Eixão do Lazer durante a folia

Published On: 21/02/2025 12:39

Compartilhar

O Carnaval Distrito Federal deve mobilizar cerca de dois milhões de pessoas que participarão dos festejos em 62 blocos e três territórios espalhados pelo Plano Piloto e pelas regiões administrativas que integram a programação oficial do DF Folia 2025. Para atender a demanda da folia que está entre as 10 maiores do país, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma série de medidas para o trânsito, o transporte público e a segurança.

A grande novidade será a implantação do programa Vai de Graça, que permitirá que os passageiros utilizem o transporte público gratuitamente durante todo o feriado. A partir da meia-noite de sábado (1º) de Carnaval até as 23h59 de terça-feira (4), os ônibus e o metrô estarão disponíveis de graça para os usuários.

Durante o Carnaval, as 27 estações do metrô estarão abertas e 16 trens circularão | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os coletivos estarão em operação especial com a frota reforçada para atender os foliões. A ampliação dos ônibus seguirá o calendário dos blocos, com mais veículos nos horários de mais demanda da programação. Já o Metrô-DF estará com as 27 estações abertas e 16 trens circulando durante o feriado. O funcionamento será todos os dias das 5h30 até a 1h, com exceção do domingo, quando o serviço funcionará das 7h à 1h.

O trânsito terá interrupções pontuais nos territórios carnavalescos e nas proximidades dos blocos. Além disso, o Eixão do Lazer estará disponível no domingo (2), na segunda (3) e terça-feira (4), impedindo o trânsito de veículos entre 6h e 18h nos três dias. O objetivo da abertura da via para os pedestres é garantir mais opções de lazer para a população durante o feriado prolongado.

Durante a folia, o policiamento também será reforçado com o efetivo padrão, os militares do curso de formação e o incremento da cota voluntária. Os blocos e os territórios carnavalescos terão efetivos fixos, bem como revistas no caso dos eventos de grande porte.

Todas as estações e as plataformas de Metrô terão policiamento fixo da Polícia Militar do DF (PMDF) para garantir a segurança dos usuários. Grupos táticos da PMDF estarão distribuídos entre as paradas de ônibus, principalmente, àquelas próximas aos blocos carnavalescos. O governo pede conscientização dos foliões para que não haja atos de vandalismo nos coletivos e nos vagões.

*Colaborou Victor Fuzeira

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário