GDF Mais Perto do Cidadão chega ao Paranoá nesta sexta (29) com ações voltadas para as mulheres

Published On: 27/11/2024 15:43

Compartilhar

O Paranoá receberá a 42ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), nesta sexta-feira (29), das 9h às 16h, e no sábado (30), das 9h às 12h. A ação será realizada no estacionamento da Administração Regional do Paranoá.

O evento contará com mais um curso destinado às grávidas e mães de recém-nascidos no projeto Nasce uma Estrela. A iniciativa leva às futuras mães informações sobre os cuidados que devem ter com os bebês, sobre como tratar as cólicas, como fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto.

Quem for ao GDF mais Perto do Cidadão poderá usufruir de atendimentos nas áreas de saúde e social | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus

Durante a ação, os visitantes terão acesso aos atendimentos do Na Hora, da Sejus e da Polícia Civil, além de serviços ofertados por outros órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Também serão oferecidos serviços para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas para beleza e bem-estar. Ainda na programação voltada às mulheres, o evento terá um espaço exclusivo ao Direito Delas, programa da Sejus que dá orientações para a prevenção de violência contra as mulheres.

“Mais de 280 mil atendimentos já foram realizados por meio desse programa da Sejus. Muitas pessoas aproveitam o evento não só para tirar uma certidão ou renegociar uma dívida. Oferecemos um espaço de beleza que é muito procurado. A pessoa resolve o problema e sai de lá com um visual impecável”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Casamento Comunitário

Programa também oferece serviços de beleza

Assim como ocorreu na edição de São Sebastião, o GDF Mais Perto do Cidadão levará o programa Casamento Comunitário ao Paranoá. Num espaço específico, os casais que pretendem formalizar o matrimônio poderão fazer as inscrições. Para 2025, essa iniciativa da Sejus promoverá a união de papel passado para 600 casais. Serão realizadas quatro edições de casamento comunitário, cada uma com 150 casais.

Quem mora no Paranoá e quer aproveitar a primeira edição do casamento comunitário de 2025, em março, deve comparecer neste fim de semana para fazer a inscrição, num procedimento bem rápido. O programa arca com todas as despesas cartoriais envolvidas, o que é motivo de muita procura pelos casais que já vivem juntos, mas sem a formalização da união estável. A certidão de casamento é fundamental para que os casais tenham acesso a diversos serviços, como financiamentos imobiliários.

Criado no início de 2023 pelo decreto 44.213, o programa liderado pela Sejus segue para atingir a marca de 300 mil atendimentos realizados. A última edição aconteceu em São Sebastião nos dias 15 e 16 deste mês. Agora, chegou a vez de os moradores do Paranoá, pela segunda vez desde a criação do programa, receberem praticamente todos os serviços do GDF num único lugar, nessa ação democrática, inclusiva e cidadã.

As regiões administrativas que já receberam o programa foram as seguintes: Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapõa, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.

GDF Mais Perto do Cidadão
Paranoá
Data: sexta (29) e sábado (30)
Horário: sexta, das 9h às 16h; sábado, das 9h às 12h
Local: Estacionamento da Administração Regional do Paranoá – Praça Central, s/n – lote 1

*Com informações da Sejus-DF

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário