IPEDF contribuiu para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas ao longo de 2024
Compartilhar
24/12/2024 às 07:56, atualizado em 24/12/2024 às 07:57
Órgão estratégico para o planejamento de ações governamentais, Instituto de Pesquisa e Estatística ajuda a fortalecer atuação do GDF
Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo
Ao longo de 2024, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) reafirmou sua importância ao produzir e disseminar dados técnico-científicos que subsidiam os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) na formulação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da capital federal.
Na área ambiental, um dos destaques do IPEDF foi a avaliação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes de ações governamentais e a consolidação da Rede de Inteligência Colaborativa, em parceria com a Fiocruz. Outro marco foi a análise sobre a Periferia Metropolitana de Brasília, com base nos dados do Censo de 2021, que trouxe novos olhares para os desafios e as oportunidades dessa região.
Na área social, o instituto conduziu a pesquisa sobre a população em situação de rua, conhecida como PopRua, e anunciou a implementação de um censo anual para essa comunidade a partir de 2025. Também foram elaborados o Guia de Ações e Serviços e novos cartazes informativos, que serão distribuídos no DF, fortalecendo a rede de apoio a essa população. Além disso, o IPEDF lançou estudos sobre educação inclusiva e uma pesquisa pioneira sobre a violência contra profissionais de enfermagem, ampliando o conhecimento sobre temas críticos para a sociedade.
Na área socioeconômica, o instituto desenvolveu e publicou análises estratégicas, como o Boletim de Conjuntura do DF, o Boletim de Comércio Exterior do DF e os principais indicadores econômicos do Distrito Federal. Também foram realizadas a Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF e na Periferia Metropolitana de Brasília (PED/DF e PED/PMB), a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas e a conclusão da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada, que abrangeu a área rural e os 12 municípios circunvizinhos.
*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)
Fonte: Agência Brasília