Projeto Nasce uma Estrela reúne 100 futuras mães durante o GDF Mais Perto do Cidadão
Compartilhar
Grávida de oito meses, Maria Hermileide de Moraes, 32 anos, comemora ter vencido os maiores medos e preocupações com o parto da primeira filha. “Estou muito feliz. Agora estou ciente dos meus direitos e tirei todas as minhas dúvidas para ter um momento tranquilo e especial durante o meu trabalho de parto e de pós-parto”, celebrou.
Ela foi uma das 100 participantes da segunda edição do programa Nasce uma Estrela, um curso de duas horas destinado às gestantes e mães de recém-nascidos. O evento é uma das atrações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) do GDF mais Perto do Cidadão do Paranoá, realizado nesta sexta (29). A primeira ação ocorreu em São Sebastião, na última edição do programa, quando outras 100 mulheres participaram do curso.
A iniciativa leva às futuras mães informações sobre os cuidados que devem ter com os bebês, sobre como tratar as cólicas, como fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto.
O evento também traz reflexões sobre práticas parentais positivas, promoção e valorização da gestante e orientações estratégias para o planejamento familiar. Ao final do curso, as gestantes e mães de recém-nascidos receberam um certificado e uma bolsa, confeccionada por reeducandas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), contendo manta e roupas.
Iniciativa de sucesso
Assim como na primeira edição, realizada em São Sebastião, as inscrições foram esgotadas nas primeiras horas após a divulgação nas mídias sociais.
Ana Beatriz Sousa foi uma das futuras mães que não perderam tempo e correram para ser uma das primeiras inscritas. “Não queria perder de jeito nenhum. Estou com sete meses da minha primeira gestação e tenho muitas dúvidas. Essa foi uma grande oportunidade de aprender sobre muitas coisas que eu ainda não sabia.”
A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, comentou que a alta procura pelo curso Nasce uma Estrela coroa o sucesso de mais essa iniciativa voltada às mulheres nas edições do GDF Mais Perto do Cidadão. “É a certeza que estamos no caminho certo, que é de levar cidadania a todos os públicos de todos os cantos do DF”.
Na mesma linha, a doula Deilde Ferreira, voluntária do programa, que foi palestrante do curso de gestantes em São Sebastião e no Paranoá, destacou a importância desta iniciativa. “O curso é um sucesso, uma vez que o parto é um dos acontecimentos mais sutil na vida de uma mulher”.
Benefício em números
Além do curso Nasce uma Estrela, o GDF Mais Perto do Cidadão continua neste sábado (30) com oferta de ações sociais para a comunidade do Paranoá, das 9h às 12h. O programa já atendeu mais de 280 mil pessoas desde sua criação, no começo de 2023, levando para a população de todas as regiões administrativas do Distrito Federal serviços públicos. Um exemplo é a carreta do Na Hora, da Sejus e da Polícia Civil, que é um dos serviços mais procurados em todas as edições.
No geral, o programa está organizado em vários eixos temáticos, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação e Esporte e Lazer. Até hoje, ele já passou por Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão, Vicente Pires e Gama.
*Com informações da Sejus-DF
Fonte: Agência Brasília