Redução criminal no DF é apresentada em debate sobre desafios econômicos e crime organizado
Compartilhar
As reduções criminais no Distrito Federal foram apresentadas durante um talk show promovido pelo portal Metrópoles, nesta quarta-feira (12). O objetivo do evento foi promover um debate sobre os desafios que a economia e a criminalidade representam para o desenvolvimento do Brasil. Participaram especialistas na área e autoridades para debater perspectivas e soluções sobre o tema, como o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.
O evento foi composto por dois painéis. O primeiro, Crime organizado e desafios econômicos, abordou como o crime organizado tem se expandido e se infiltrado em diferentes setores da economia brasileira. Especialistas destacaram como o tráfico de drogas, a falsificação e o contrabando têm afetado a competitividade e a confiança no mercado nacional. “A interseção entre o crime organizado e o desenvolvimento da economia é um dos desafios da governança contemporânea no país”, ressaltou o ministro Gilmar Mendes.
![](http://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-14.06.16.jpeg)
Um dos painéis do evento abordou como o crime organizado tem se infiltrado na economia brasileira | Foto: Divulgação/SSP-DF
O segundo painel foi Crime organizado: do follow the money ao follow the product. Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo, é necessário que haja um direcionamento único de ações: “É necessário que haja um enfrentamento coordenado da criminalidade no país”.
Durante o evento, Sandro Avelar ressaltou os avanços no combate à criminalidade no DF e destacou a importância de políticas públicas estruturadas e com foco em políticas de longo prazo. Segundo o secretário, a redução dos índices de criminalidade na região tem sido um reflexo de um trabalho consistente, com base em dados e em conjunto com as forças de segurança, órgãos governamentais, população e imprensa.
![](http://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-14.08.41.jpeg)
Sandro Avelar: “Ano passado quebramos mais um recorde e registramos o menor índice de homicídios em 48 anos. Para continuidade dessas quedas, tenho defendido que é necessário que se tenha cada vez mais políticas duradouras”
“Estamos conseguindo resultados cada vez mais expressivos na redução dos crimes no Distrito Federal. Ano passado quebramos mais um recorde e registramos o menor índice de homicídios em 48 anos. Para continuidade dessas quedas, tenho defendido que é necessário que se tenha cada vez mais políticas duradouras”, afirmou.
“A imprensa tem sido fundamental e uma parceira na divulgação de informações assertivas e necessárias para população. Eventos dessa natureza são importantíssimos, pois geram oportunidades para a realização de debates amplos entre o Estado e a sociedade civil na busca por políticas voltadas para a segurança pública que sejam consistentes e duradouras”, completou Avelar.
O titular da SSP-DF reforçou a importância da criação de políticas públicas duradouras para reduzir a criminalidade no Brasil e, consequentemente, fortalecer o desenvolvimento econômico. Ele defendeu a necessidade de um diálogo permanente entre os entes da Federação, por meio de debates técnicos e isento de viés eleitoral. Neste sentido, Avelar lembrou da implementação do Programa Ação pela Vida no ano de 2012.
“Desde a implementação do Ação pela Vida no DF, estamos mantendo o conceito de áreas de segurança integrada e registrando, ano após ano, uma queda consistente dos crimes letais violentos intencionais. Isso é fruto dessa política consistente!”, explicou Avelar.
*Com informações da SSP-DF
Fonte: Agência Brasília